Estratégia3: Capacidade de Resposta na produção

Se você não teve a oportunidade de acompanhar, nos posts anteriores desta série, falamos sobre o ambiente turbulento em que vivemos.  Falamos da logística, das cadeias de suprimentos e das redes de valor e apresentamos a colaboração como elemento essencial para lidar com este cenário.

Iniciamos a apresentação das estratégias com a Orientação ao Mercado, a Demanda, ao Cliente e na segunda estratégia, falamos sobre métricas.

 

Neste post trataremos da construção da Capacidade de Resposta na produção da sua empresa.

Além da incerteza com a variação do volume, as empresas enfrentam o aumento da variedade de produtos, originado na aceleração do ritmo de inovação na tecnologia e nos produtos, na corrida entre empresas por competitivos lançamentos de novos produtos e no insaciável desejo dos consumidores por variedade

 

Para lidar com o desafio da volatilidade da demanda neste cenário turbulento, as empresas precisam configurar habilidades e adotar várias estratégias. Vamos a elas:

 

Fornecimento Ágil

Em primeiro lugar, obter o fornecimento ágil dos seus insumos pelo seu fornecedor através do fortalecimento desse relacionamento, seja ele gerenciando diretamente seu estoque ou não. Dessa forma se obtêm os insumos necessários para uma produção sincronizada.

 

Agilidade Operacional

É logico que sua empresa deve ter também uma agilidade operacional e para isso desenvolver gestão de processos com equipes interfuncionais.

 

Orientada pela Demanda

A sua capacidade de resposta pode ser orientada pela demanda, quando a sua demanda for de certa forma previsível.  Tal previsibilidade é obtida através de um trabalho de obtenção de informação de sua rede de clientes (parceiros). A partir desta informação- visibilidade da demanda real, você desenha uma estratégia com um programa de reposição contínua quando a cada saída (venda) do seu cliente você repõe a mercadoria na produção.

 

Modelo capacidade de resposta produção

Produção Lean (Enxuta)

Outra estratégia que pode ser utilizada quando se tem uma demanda previsível com a sua oferta de produção longa é a abordagem LEAN ou enxuta. Onde se aproveita economia de escala, reduz-se desperdício e emprega padronização/modularização na produção.

 

Produção Quick Response OU Resposta Rápida

Algumas vezes não temos informação prévia, a demanda é imprevisível, e precisamos esperar o pedido chegar para reagir. Neste caso utilizamos uma estratégia de produção chamada Quick Response ou Resposta Rápida.

Para conseguirmos atender à demanda, temos que fazer uma reengenharia de processos, reduzindo o tempo que não agrega valor.

A empresa trabalha esse tipo de resposta rápida também com flexibilidade, gerenciando sua capacidade, aumentando sua capacidade de produção nem que seja utilizando capacidade de terceiros ou reduzindo seu tempo de configuração das máquinas.

 

Produção Híbrida

Existem situações em que sua empresa viverá um mix de produções de tempo longo e demandas imprevisíveis e combinará as produções Lean (enxuta) com as Quick response através de técnicas de dissociação.

 

 

Conclusões que podemos tirar: 

Nº1 – Feche boas PARCERIAS para um FORNECIMENTO ágil

Nº2 –Implemente em suas Equipes GESTÃO de PROCESSO e treinamento para múltiplas funções.

Nº3 – Seja ORIENTADO À DEMANDA

Nº4 – Demanda previsível- Abordagem Lean

Nº5 – Demanda imprevisível- Abordagem Quick Response

Nº6 – Esteja pronto para a produção híbrida- seja flexível

 

Portanto #ficaadica estamos apenas na terceira estratégia e existem diversos outros fatores a considerar que abordaremos nos próximos Posts.


Neste Post nós falamos da terceira Estratégia- Capacidade de Resposta.

No próximo Post vamos falar de FLEXIBILIDADE ESTRUTURAL da empresa e o que os acadêmicos e estudiosos estão trazendo sobre como lidar com tudo isso.

 

Quer assistir uma apresentação mais detalhada em vídeo? Clique no link ou acesse diretamente


E aí, gostou do post? Tem alguma dúvida? Quer deixar um comentário ou sugestão? Utilize o formulário abaixo



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *