Marketing Geofencing: Otimizando a experiência com o cliente

O sonho de qualquer empresário é saber o que seus clientes querem para poder entregar a oferta mais relevante, um conceito de marketing o qual chamaremos aqui de 4 R´s ou 4 Right’s: O produto certo, no lugar certo, no tempo certo e ao preço certo.

Graças às inovações na tecnologia, o marketing Geofencing, marketing digital baseado em localização, permite às empresas enviar mensagens a smartphones em uma área geográfica definida, saber mais a respeito de como eles pensam e entender onde eles estão propensos a ir, quando e por quê. O objetivo é conhecer bem quem está do outro lado para oferecer a melhor experiência possível.

 

Marketing Geofencing otimiza a experiência on-line

 

A experiência do cliente (Customer experience- CX) tornou-se central para o marketing de sucesso. De fato, 86% dos profissionais de marketing sênior dizem que criar uma jornada coesa para o cliente é fundamental para o sucesso.

 

O Geofencing permite que você configure um perímetro em torno de determinados lugares, sua localização física, por exemplo, que acionará as interações do cliente quando entrarem nele. Vários termos são utilizados para definir essa área, entre eles: cerca geográfica, geocerca, geofence, cerca virtual. Assim que o cliente entra nessa área delimitada você pode direcioná-los para uma oferta especial com base na última compra por exemplo.

 

Esse tipo de experiência do cliente (CX) customizada, direciona o envolvimento do usuário e ajuda os clientes a encontrar o caminho de volta para você de novo e de novo; levando o marketing móvel para o próximo nível.

 

Por que você deve adotar uma abordagem de marketing Geofencing

 

Primeiro de tudo, como em qualquer tecnologia nova e emergente, para tomar uma decisão você precisa ver as evidências. Neste caso a matéria do site Search Engine Land pode te ajudar mostrando os seguintes dados:

 

  • 60% dos consumidores procuram informações locais quando em seus dispositivos móveis.
  • 40% dos consumidores procuram informações quando em movimento.
  • 70% dos consumidores estão dispostos a compartilhar sua localização com você por algo em troca.
  • Maior taxa de ações secundárias – Ações que as pessoas realizam depois de ver um anúncio – essas ações são 2 vezes mais prováveis ​​de ocorrer com o marketing baseado em localização. Ex: visita a loja após visualizar uma campanha on-line.
  • Os serviços domésticos e de comércio estão entre as indústrias que recebem as maiores taxas de ação secundárias.

 

 

Como esses dados de localização podem me ajudar?

 

Como você pode usar essa tecnologia empolgante e versátil no seu negócio? Há muitas maneiras de usar cercas geográficas para ajudar a aumentar as interações com os clientes, a produtividade dos funcionários, a responsabilidade e os lucros, além de manter seus bens e ativos seguros.

O primeiro passo é desenvolver um aplicativo móvel que suporte essa tecnologia. A partir daí as possibilidades são infinitas.  Conheça, como mencionado neste artigo, ideias incríveis de como 8 empresas estão lucrando com o uso do marketing geofencing. Leia e se inspire….

 

 

CASE 1: NORTH FACE USA GEOFENCING PARA IMPULSIONAR AS VENDAS COM ALERTAS CRIATIVOS

 

 

North Face é um dos grandes nomes quando se trata de vestuário para o uso ao ar livre. Uma das razões pelas quais a marca é tão bem-sucedida é porque não tem medo de testar novas tecnologias.

A empresa recentemente experimentou geofencing como um meio de atrair clientes para suas lojas usando o envio de notificações sobre o clima. Seus alertas usando a técnica de geofencing baseados em clima foram bem-sucedidos. A empresa gerou um aumento de 79% nas visitas às suas lojas originado dos alertas enviados aos clientes, e 65% desses clientes fizeram compras.

Há muita coisa que você pode aprender com a equipe de marketing na North Face – mesmo que sua empresa esteja em uma escala muito menor. Em primeiro lugar, estudos sugerem que, quando um usuário não está navegando na Web em seu telefone, ele provavelmente gastará 86% do tempo no smartphone usando aplicativos.

Preste atenção em como os grandes estão “jogando o jogo” para dispositivos móveis. Há muito o que aprender e, em um mundo digital, sua pequena empresa pode competir. Mais importante, não ignore um recurso poderoso porque você não o entende, aprenda o que há de novo e aplique ao seu negócio.

 

CASE 2: BMW USA GEOFENCING PARA OFERECER ATENDIMENTO DE QUALIDADE AO CLIENTE

 

A BMW também empregou geofencing em seu plano de negócios móvel de uma maneira bastante diferente da maioria. Onde a maior parte das empresas está usando geofencing como uma ferramenta para atrair a atenção do consumidor com promoções chamativas, o uso da BMW é um pouco mais pragmático.

A BMW incorpora geofencing em seus serviços BMW Trackstar e BMW Trackstar Advance. Após a ativação deste serviço, a posição do seu carro é identificada a cada 20 segundos. Se o carro for movido sem o uso de suas chaves, e o carro se mover para fora de uma cerca designada, ele notificará a BMW, que então entrará em contato com o proprietário do carro.

Novamente, como proprietário de uma pequena empresa, você pode aprender muito com a BMW em relação ao potencial de atendimento ao cliente de uma geocerca. Você pode não ter que se preocupar com o roubo de carros em sua empresa, mas tem clientes que precisam de proteção, comunicação e confiabilidade do produto. Com cerca de 90% dos clientes esperando algum tipo de suporte ao cliente de autoatendimento, investir na solução certa colocará sua marca nas boas graças de seus clientes.

 

CASE 3: WALGREENS USA GEOFENCING COMO UM MEIO DE RETENÇÃO DE CLIENTES

 

Atrair clientes é uma coisa, mas retê-los é uma história completamente diferente. Estudos sugerem que 83% dos millennials se conectam com marcas que apelam para as suas necessidades digitais, e dentro destes, 62% se tornam clientes leais.

A Walgreens está usando o marketing móvel como uma forma de criar confiança e, eventualmente, promover a fidelidade à marca em seus clientes por meio da delimitação geográfica. Sempre que um cliente acessa um local cercado, uma notificação permite que o usuário abra o aplicativo sem precisar procurá-lo. Depois disso, os clientes podem percorrer os detalhes da conta ou visualizar ofertas promocionais.

Claramente, os dados mostram que os programas de fidelidade são uma obrigação para os consumidores de hoje. Sua empresa pode espelhar a direção da Walgreen quando você adiciona uma geocerca ao seu aplicativo para dispositivos móveis.

Essa abordagem específica para o marketing móvel, oferece ao usuário uma experiência focada no que eles querem e quando eles querem, o que é uma tarefa difícil de alcançar no marketing. A oferta automatizada deste serviço através do aplicativo oferece uma experiência superior promovendo assim maior fidelidade do cliente.

 

CASE 4: UBER USA GEOFENCING PARA PROATIVIDADE

 

Seguindo a liderança dos gigantes da tecnologia em todo o mundo, o Uber também investiu no uso de geofences. A Uber usa cercas geográficas no aeroporto internacional de Los Angeles para que, quando os usuários chegam ao aeroporto, sejam notificados sobre o número de carros disponíveis para atender às suas necessidades. Isso permite que as cercas virtuais sirvam como um meio de fornecer serviços proativos ao cliente.

Se você está no nicho de viagens, pode aprender muito com a abordagem proativa da Uber para atender consumidores em potencial. Mas, mesmo que você não esteja no ramo de viagens, pensar em maneiras de permitir que seus clientes saibam que você tem o que eles precisam quando mais precisam é uma ótima maneira de usar os recursos de geofencing do aplicativo para dispositivos móveis da sua empresa.

É importante observar que 82% das empresas veem a qualidade das informações como o componente mais importante da experiência de um cliente.  É necessário que você se mantenha competitivo, e seguir o exemplo da Uber tendo proatividade em suas vantagens geográficas pode colocá-lo à frente de seus concorrentes.

 

CASE 5: ABORDAGEM DE GEOFENCING DA HONEYWELL PARA TORNAR-SE VERDE

 

 

O Lyric da Honeywell é um termostato inteligente que usa geofencing para detectar a presença de pessoas na sala. Acende e apaga o calor, dependendo da presença de pessoas em uma área, para que a energia possa ser economizada.

As pessoas querem tornar o mundo um lugar melhor. Não há melhor maneira de destacar sua marca do que alinhá-la com uma causa nobre – particularmente porque 95% dos estudantes dizem que são menos propensos a ignorar anúncios ou promoções que mostram o relacionamento de uma marca com uma boa causa.

Se você puder configurar uma geocerca para reforçar sua causa, sua empresa certamente colherá os benefícios de marketing e sua causa também.

 

CASE 6: ESFORÇOS DE MARKETING DE GEOFENCING DA AMERICAN EAGLE

 

A American Eagle decidiu atrair tráfego para aumentar as vendas em suas lojas de varejo. A gigante das roupas enviou notificações e promoções a seus  clientes que entraram em áreas de estacionamento de shoppings centers onde o geofencing foi implantado. Esses incentivos direcionaram os clientes as lojas da American Eagle no lugar das lojas de seus concorrentes. O resultado foi um aumento de três vezes nas vendas.

Como proprietário de uma empresa, você pode aprender com o sucesso da American Eagle no envio de notificações push. Lembrar os clientes de algo que eles precisam ou querem, pode ser um incentivo eficaz se você tem uma loja física. Se os esforços da American Eagle mostram alguma coisa, é que, combinado com o local certo, a tecnologia pode minimizar o trabalho de marketing, maximizando as respostas dos clientes, tornando as campanhas de marketing muito mais eficazes.

Simplificando, use os dados para rastrear os comportamentos de seus usuários. Em seguida, crie o tipo certo de campanha de marketing geofencing e deixe seu aplicativo fazer o trabalho para você. Os dados mostram que funciona 😉

 

CASE 7: TACO BELL ATINGE A MULTIDÃO CERTA COM SUA GEOFENCE

 

O aplicativo da Taco Bell é uma ferramenta crucial em seu plano de marketing geofencing. Seu recurso de pedido móvel estimula os usuários a baixá-lo. Com o aplicativo instalado, os clientes famintos podem fazer pedidos a partir de seus telefones e simplesmente pegar sua comida – sem esperar.

Depois de os consumidores baixarem o aplicativo, o restaurante utiliza o cerceamento virtual como forma de segmentar pessoas com menos de 30 anos com envio de notificações sempre que estiverem nas proximidades de uma Taco Bell. Um rápido lembrete de que eles podem pedir comida no telefone e pegá-la em um perímetro de duas milhas foi uma ótima maneira de apelar para a geração “Want it Now”.

A Taco Bell reconheceu sua base de consumidores, usou as ferramentas certas para se comunicar com ela e apresentou um aumento em suas vendas anuais de 6%.

Marketing para a multidão certa é o negócio! Com as ferramentas corretas, sua pequena empresa pode enviar notificações para seus clientes sem estourar o orçamento. Tudo o que você precisa é de um aplicativo móvel com recursos de geofencing.

 

CASE 8: HISTORY CHANNEL

 

E agora nosso último caso de sucesso. Para acompanhar os tempos, o History Channel também começou a utilizar geofencing em sua campanha no Foursquare. Essa ideia inovadora dá aos aficionados por história algo pelo que anseiam, fatos históricos.

Para se conectar com seus espectadores, o History Channel configura geofences. Assim quando qualquer usuário faz check-in em um local histórico particular no Foursquare – digamos, a Casa Branca ou a Torre Eiffel – ele ou ela obtém fatos históricos sobre o local. A campanha gerou surpreendentes 400 milhões de check-ins.

Mais uma vez, as mentes criativas do History Channel puderam ensinar muito mais do que a história. Como proprietário de uma empresa, você pode copiar suas ideias e usar cercas geográficas para oferecer uma forte concorrência a empresas semelhantes nas proximidades e atrair sua base de consumidores. Você pode configurar suas geocercas para que os usuários que estão indo em direção a seus concorrentes sejam notificados sobre as promoções de suas empresas para que você possa atrair os clientes para longe da concorrência.

 

Conclusões

É seguro dizer que geofencing é uma maneira poderosa e acessível de atingir os consumidores. Não importa o tamanho da sua empresa, você pode aprender a superar a concorrência, é só uma questão de aprendizado. Baseado nos fatos apresentados acima, aqui estão três itens de ação que você deve considerar.

 

  • Preste atenção em como seus gurus de marketing estão adotando o geofencing em seus planos de marketing para dispositivos móveis, eles podem fornecer excelentes insights sobre novas formas de utilização;
  • Invista para conhecer muito bem a sua base de consumidores;
  • Utilize o geofencing para entregar ofertas super relevantes a eles!

 

E aí, gostou do post? Qual a sua opinião sobre Geofencing? Já teve alguma experiência com eles? Deixe um comentário para a gente.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *