6 razões para não usar o botão Impulsionar do Facebook

Se você tem uma página de negócios no Facebook, deve ter visto muitas vezes o botão para “impulsionar publicação”dos seus posts.

Este recurso foi lançado em 2014 para facilitar divulgar rapidamente e de forma prática, suas postagens para mais pessoas, anunciando suas publicações já existentes na rede de anúncios do Facebook.

 

Agora, não me entenda mal, sou uma grande fã dos produtos de publicidade do Facebook. Na verdade, recomendo a qualquer pequeno empresário que queira começar a publicidade paga, que utilize o Facebook Ads.

 

Mas também acredito, que para alcançar bons resultados de promoção, você deve adotar boas práticas e otimizar ao máximo os seus recursos. Então vou lhe dar pelo menos 6 razões para pensar duas vezes antes de pressionar esse botãozinho automático 😉

 

#1 – NÚMERO LIMITADO DE OBJETIVOS DE CAMPANHA

 

O Facebook oferece atualmente DEZ objetivos diferentes de marketing. Quando você clica no botão Impulsionar publicação, é oferecida automaticamente apenas a opção engajamento.

A Campanha de Engajamento também tem sua funcionalidade desde que seu objetivo seja obter mais curtidas, compartilhamentos e comentários para sua postagem.

A intenção aqui é demonstrar que existem muitas outras campanhas de alto ROI no Facebook que você pode estar deixando de executar. Pare e reflita qual é o seu objetivo quando estiver realizando uma campanha. Abaixo estão os dez objetivos atuais de campanha do Facebook. Nove deles não são encontrados ao clicar no botão Impulsionar publicação.

 

 

#2 – OPÇÕES LIMITADAS DE SEGMENTAÇÃO

 

Eu sei, com o tempo as opções de segmentação do botão Impulsionar publicação têm melhorado bastante, já sendo possível, por exemplo, criar combinações de interesses e comportamentos, além de limitar o público por renda, entre outros. Mas, não chega nem perto das possibilidades que o Facebook oferece através do gerenciador de anúncios.

De acordo com uma pesquisa realizada por Wu Youyou and Michal Kosinski, computadores podem prever mais precisamente a personalidade de alguém do que seus colegas de trabalho, amigos, familiares e até mesmo cônjuges.

 

“Com apenas 10 likes, o computador fez um trabalho melhor prevendo a personalidade de alguém do que um colega de trabalho; com 70 curtidas, bateu os julgamentos de amigos e colegas de quarto. Com, 150 curtidas, superou a dos familiares; e com 300 curtidas, foi ainda melhor que um cônjuge”.

 

Incrível! E até um pouco assustador, não é?

Sabemos que quanto mais claramente você define e entende seu cliente ideal, mais eficaz se torna o seu marketing, certo?

Mais onde eu quero chegar com tudo isso?

O Facebook acompanha todas as informações que fornecemos quando, por exemplo, fazemos check-ins em restaurantes, postamos lugares para onde viajamos ou compras recentes. Com isso cria perfis extremamente precisos de seus usuários baseando-se em seus dados comportamentais.

 

Essas informações sobre interesses e comportamentos coletadas podem ser acessadas no gerenciador de anúncios em direcionamento detalhado onde podemos explorar dados extremamente ricos para um profissional de mercado!

 

 

 

Isso por si só deveria ser motivo suficiente para nunca mais apertar o Botão Impulsionar publicação. Mas se você ainda não está convencido … continue lendo.

 

 

#3 – IMPOSSIBILIDADE DE PERSONALIZAR A PROGRAMAÇÃO DO ANÚNCIO

 

Outra limitação do botão Impulsionar publicação é a incapacidade de programar exatamente os horários em que você quer que seu anúncio veicule. Vamos assumir que você possui um restaurante Self service a quilo aberto apenas para almoço.

Como o grande dono de restaurante que você é, decide que vai começar a usar o Facebook para aumentar seu tráfego no horário de almoço. Hmmm … como você vai fazer isso?

 

Bem, se você não usar o botão Impulsionar publicação e, em vez disso, usar o gerenciador de anúncios do Facebook, você pode facilmente exibir seus anúncios durante a janela “decisão do almoço” (9h – meio-dia). Veja como é simples configurar.

 

 

Como um dono de restaurante inteligente, você sabe que a maioria das pessoas não decide onde vai almoçar até algum horário nas poucas horas antes do almoço. Felizmente, com a ferramenta de Agendamento do Facebook, você pode selecionar a (s) hora (s) exata (s) em que deseja exibir seu anúncio – obtendo um tremendo poder de direcionamento – que não pode ser utilizado clicando no botão Impulsionar Post 😉

 

 

#4 – EXECUTAR POSTAGENS INVISÍVEIS

 

Postagens invisíveis são provavelmente uma das melhores ferramentas ocultas disponíveis no Facebook. Mas você não vai encontrá-los clicando no botão Impulsionar publicação.

 

Então, o que é um post invisível? Uma postagem invisível é uma postagem que aparece nos Feeds de notícias de outras pessoas (aquelas que você segmentar), mas não aparece na sua página do Facebook. Isso permite que você exiba anúncios e promoções que as pessoas que curtem sua página no Facebook nunca verão. Existe um tremendo poder nesta abordagem.

 

Essa abordagem é ótima se você deseja veicular uma campanha para atrair novas pessoas para sua empresa. Talvez você tenha uma oferta especial para atrair novos clientes/seguidores, mas não quer que seus clientes existentes (pessoas que já curtem sua página no Facebook) aproveitem essa oferta.

 

Como regra geral, você deseja manter sua página do Facebook 85% não promocional. O que significa que pelo menos 8 de cada 10 postagens que você fizer na sua Página deve ser informativas e atender ao seu público. Os outros posts podem ser promocionais por natureza.

 

Usar um POST INVISÍVEL oferece a capacidade de vender e promover continuamente sem enlouquecer seus clientes. Mas, novamente, criar um post invisível não é possível clicando no botão Impulsionar publicação.

 

 

 

#5 – POSICIONAMENTO LIMITADO

 

O bacana de utilizar o gerenciador de anúncios é que você tem a possibilidade de escolher detalhadamente as plataformas (Facebook, Instagram, Audience Network, Messenger) como também os dispositivos (Android, IOS) onde o seu anúncio pode rodar. Veja na imagem abaixo!

Conhecendo bem o seu público você pode marcar ou desmarcar as opções onde acredita que pode obter melhores resultados. Mais uma vez isso não seria possível no Impulsionar publicação.

 

 

 

 

#6 – TESTES A/B

 

Criando anúncios pelas contas de anúncios no gerenciador, você pode testar diferentes variações dos seus anúncios. Experimentando diferentes públicos, imagens, textos, títulos, botões de chamada para ação Ex: “Saiba Mais” ou “Clique Aqui”.

O teste A / B do Facebook funciona dividindo seu conjunto de anúncios uniformemente (até cinco vezes), eliminando a sobreposição de público e garantindo que os usuários visualizem apenas uma variação pela duração do teste.

Também garante que a mesma quantidade exata de orçamento seja alocada para cada variação, algo que é impossível de alcançar sem esse recurso.

Sim, a atuação de um profissional pode testar tudo isso, e mais, para garantir os melhores resultados para a sua empresa!

 

INFOGRÁFICO – 6 Razões para não usar o botão Impulsionar do Facebook

 

Conclusão

 

Espero ter conseguido te demonstrar que se você quer MAIS do que Likes, Compartilhamentos e Comentários, então você precisa evitar o botão Impulsionar publicação.

Ao fornecer o resultado de curtidas, compartilhamentos e comentários, o Facebook oferece uma “prova social”, fazendo com que você acredite que está obtendo resultados.

Como um profissional de marketing, é meu trabalho esclarecer que você pode obter um maior ROI de cada campanha. E infelizmente você não conseguirá isso apenas clicando no botão Impulsionar publicação.

Se precisar de uma orientação mais especializada, a DinamicMkt pode te ajudar.

 

 

E aí, gostou do post? Qual a sua opinião sobre Facebook Ads? Já teve alguma experiência com eles? Utiliza o Gerenciador ou o botão Impulsionar publicação? Deixe um comentário para a gente.



1 thought on “6 razões para não usar o botão Impulsionar do Facebook”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *