Apertem os cintos, aviso de turbulência no mercado.
Olá, Bem-Vindos!
Começo este post de abertura do blog com um alerta. Estamos vivenciando a “era da turbulência”, que gera inúmeros desafios no ambiente empresarial.
Como lidar com os desafios de mudanças rápidas e imprevisíveis no ambiente empresarial influenciando a capacidade das empresas em gerar valor?
Como mencionado na seção SOBRE deste blog, decidi criar este espaço para dividir não apenas os desafios, mas alguns dos caminhos encontrados durante o meu trabalho de conclusão de curso de graduação em marketing para lidar neste ambiente de negócios tão rápido, complexo e competitivo que estamos vivendo.
Neste trabalho, este ambiente de mudanças rápidas e imprevisíveis no cenário empresarial foi identificado pelo termo turbulência.
Desafios para o enfrentamento
Desenvolver estratégias assertivas para o enfrentamento desta volatilidade vem sendo um desafio para profissionais de marketing, gestores, empresários, empreendedores, enfim para qualquer habitante deste planeta já completamente interconectado e em constante mutação.
Três fatores foram identificados como os impulsionadores da turbulência:
O dinamismo, a complexidade e a competição.
![]() |
O dinamismo é descrito como rápidas mudanças afetando variáveis-chave do ambiente competitivo.
|
A complexidade refere-se como o número de elementos e suas interações afetando a capacidade de gerenciamento empresarial.
|
![]() |
![]() |
A competição é relacionada aos efeitos que causa como resultado da atual disputa intensa no mercado pela demanda de produtos e por recursos escassos. Como por exemplo: capital, parceiros de distribuição e funcionários talentosos. |
A comprovação científica
De forma a comprovar cientificamente a turbulência resultante do dinamismo, Christopher e Holweg, estudaram e criaram um Índice de Volatilidade das Cadeias de Suprimentos, reunindo variáveis-chave para o desempenho das empresas. Este estudo foi publicado em 2011 e revisado em 2017 comprovando a presença de intensa volatilidade, e sua permanência até os dias atuais. Declarando assim uma “era da turbulência” e prevendo sua continuidade pelo menos para um futuro próximo. O trabalho completo pode ser encontrado aqui .
Fonte: CHRISTOPHER, M.; HOLWEG, M. Supply chain 2.0 revisited: a framework for managing volatility-induced risk in the supply chain. International Journal of Physical Distribution & Logistics Management, v. 47, n. 1, p. 2–17, 13 fev. 2017.
O impacto no desempenho das empresas
Lembrando que todas estas questões estão sendo levantadas pois são fatores que estão influenciando a capacidade das empresas em gerar valor e dificultando a implementação das estratégias de marketing desenvolvidas.
Neste Post nós falamos da turbulência e os desafios que ela acarreta para o ambiente empresarial.
No próximo Post vamos começar a falar das PROPOSTAS que os acadêmicos e estudiosos estão trazendo sobre como lidar com tudo isso.
![]() |
Quer assistir uma apresentação mais detalhada em vídeo? Clique no link ou acesse diretamente
|
E aí, gostou do post? Tem alguma dúvida? Quer deixar um comentário ou sugestão? Utilize o formulário abaixo.